domingo, 19 de abril de 2009

Velocidade de resposta

Falar que o marketing e a propaganda estão mudando é verdadeiramente, “chover no molhado”. afinal de contas desde que o mundo é mundo eles nunca pararam de mudar.

Tanto o marketing quanto a propaganda estão diretamente ligados ao comportamento e a percepção humana, por isso mesmo acabam sendo reflexo e conseqüência da nossa sociedade e das constantes transformações pelas quais passamos. Uma guerra, uma descoberta tecnológica, uma nova invenção ou uma nova teoria... tudo de certa forma afeta o mundo e por conseguinte afeta o marketing. A exemplo disso posso destacar a recente preocupação das empresas em mostrar aos seus clientes o quanto estão preocupados com o meio ambiente. Com certeza isso não é um preocupação empresarial e sim uma resposta a preocupação da sociedade.

Pois bem, dentro desse imenso caldeirão de estímulos e visível efervecência mundial um ponto pode e deve ser destacado com primordial no relacionamento empresa/clientes. A velocidade de resposta.

Dentro da equação da vida moderna o tempo é o bem mais precioso e administra-lo é o grande desafio. Do ponto de vista do marketing e da propaganda isso tem ditado uma revolução, afinal de contas temos que falar menos e ser mais eficientes em muito menos tempo, fora que a falta de tempo tem criado um cliente menos paciente e mais exigente. A internet é um grande catalizador dessa falta de tempo, temos notícias atualizadas a cada segundo, novos conteúdos atualizados “just in time”, por isso as empresas cada vez mais estão de olho nessa velocidade e ficando cada vez mais “on line”. Não podemos imaginar uma estratégia de marketing ou propaganda sem pensar que o nosso consumidor hoje valoriza o seu tempo e que principalmente faz o seu tempo.

Estamos entrando na era da TV digital onde o conteúdo é a “La carte”, estamos vivendo a era dos blogs onde tanto pessoas quanto empresas fazem as informações circularem de maneira incrivelmente rápida, as redes sociais passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas que se unem por afinidades e não por parentesco ou limitações geográficas. As agências de publicidade e comunicação estão tendo que aprender a falar nessa nova velocidade. O mercado mudou, o produto mudou, o cliente mudou, se sua agência não mudou, mude de agência.

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