segunda-feira, 27 de outubro de 2008

RH

Olá pessoal,

Hoje vou falar, brevemente, sobre a seleção de redatores que estamos fazendo aqui na agência. Vou destacar alguns pontos que me chamaram a atenção.

Primeiro: Pouca gente sabe preparar um currículo objetivo e inteligente
Segundo: Jornalista mandando currículo com erro de português. Dureza!
Terceiro: Muita gente manda o currículo no estilo se colar, colou.
Quarto: Se a vaga é pra Redator web, o mínimo que se espera é que a pessoa mostre algum interesse na área, mesmo que não tenha experiência.
Quinto: Tem tanta pós-graduação “nada haver”, que me pergunto se o foco da pessoa é mesmo o jornalismo.
Sexto: De estudante a super-herói apareceu de tudo.

Bem, estou ainda lendo currículos, mas se vale uma dica, seja objetivo, direto e fale o que tem que ser dito. É um saco selecionar pessoal ainda mais que não sou um profissional de RH. Já fiz algumas entrevistas e sempre fico com a sensação que as pessoas são bem melhores que seus currículos, mas se preocupam demais em seguir modelos fracassados.

Mas vamos lá... como em todo processo de seleção, os bons sempre se destacam. Espero fazer a escolha certa.

Grande abraço, não desistam.

Ricardo Fonseca

7 comentários:

Unknown disse...

Oi Ricardo,
Pois é, sou executiva de contas aqui da Folhapress (SP) e tenho a mesma impressão! Caramba, o que eu recebo de currículo "padrão"!!! Sabe, parece que saíram de uma linha de produção...Durezaaaaa...

Anônimo disse...

Oi, Ricardo,

Tudo bom? Sempre tenho acompanhado o site da SINAPRO-MG e direto e reto mando currículo para toda as empresas de publicidade cadastradas para ATENDIMENTO, PLANEJAMENTO E MIDIA.
Se a INOVATE me oferecer a oportunidade nesses setores, concerteza conresponderei a expectativa da empresa.
Criação não É meu forte.

Heron Xavier disse...

Olá Ricardo,

estava navegando e li em uma comunidade de empregos de BH, algumas vagas. Mesmo não sendo o perfil procurado, espiei o site de vocês até cair no blog.

E gostei deste post. Ainda mais por que não sei se os 'objetivos' são menos valorizados por simbolizarem algo de ruim para à empresa ou se os 'sem foco' acabam sendo lapidados e 'reaproveitados' pela mesma (cito qualquer empresa ok!).

Mas enfim, em tempos de crise, tem gente atirando para todo lado e que perde o foco, assim como os que tentam, tentam e um dia chegam lá.

Resumindo: se não for padrão, será que tem chance? O diferencial não seria ponto negativo para as empresas, que procuram por um profissional assim, mas que não o contratam por receio de que o seu 'diferencial' possa trazer alguma discussão entre os colegas? É, fica no ar...

Anônimo disse...

Olá Ricardo!
Adoro os seus post's.
Me ensinam muito. Sou estudante do 2º período de publicidade e propaganda na PUC-MG.
Faz tempos que entro no blog e você não o atualiza, quando possível atualize para que possamos aprender cada vez mais! =)
Caso interesse, entre no meu blog.. o endereço é www.luizamagalhaes.wordpress.com

Abraçosss!!

Mithy Miyamoto disse...

Um bom curriculo é aquele que é objetivo e claro.
Acredito as sinteses das atividades deve ser muito bem resumida.
Deve conter formação, Experïências profissionais e cursos.
Não coloque jamais dados de documentos como RG, CPF e CTPS.
Boa sorte!!!

Blogger disse...

E tenho e não uso para nada...rs

Blogger disse...

Eu tenho mas não uso, mas acredito que as pessoas que usam tem de alguma forma necessidade compartilhar oque estão sentindo ou fazendo.