segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ning X Orkut

A jovem empresa Ning, localizada na Califórnia, nos EUA – diga-se de passagem em um prédio em frente ao Facebook e próximo ao Google – tem crescido assustadoramente desque que lançou, em fevereiro de 2007, a rede social Ning, nome que significa paz em chinês

O Ning permite a criação de sua própria rede social reunindo pessoas com interesses similares. Sem custo e sem esforço, o usuário poderá se tornar gestor de sua rede social criando seu perfil de usuário, grupos, galeria de fotos, vídeos, eventos, blogs e muitos outros, além de poder adicionar amigos. Você já viu essa história antes? Sim, o serviço se assemelha à idéia do Orkut mas possui vantagens como a personalização do layout das páginas do usuário e das comunidades e a possibilidade de adicionar aplicativos (widgets) à página. Entre os disponíveis estão jogos e ferramentas de busca. A privacidade é mais um ponto de destaque já que o controle dos membros pode ser configurado de acordo com os interesses de cada usuário.

Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, em abril desse ano o Ning ultrapassou as marcas de um milhão de redes sociais e mais de 22 milhões de usuários registrados, dos quais seis milhões considerados ativos. Se comparados ao Facebook, MySpace, Orkut e Twitter estes números podem parecer pequenos, mas vale salientar que o Ning possui um filtro para administrar o conteúdo das milhares de comunidades, excluindo as de temática pornográfica, por exemplo. Para se ter uma idéia, no começo deste ano o Ning renunciou a cerca de 20% de seu tráfego quando decidiu banir sites criados com conteúdo de pornografia.

Vale a pena conhecer, afinal, o serviço pode ser somado ao Twitter nas campanhas de marketing e comunicação das empresas. http://www.ning.com/

Nenhum comentário: