quarta-feira, 24 de junho de 2009

O que você está fazendo?



“O que você está fazendo?”. Assim surgiu o Twitter em 2006. O serviço é tão simples como a pergunta que a ferramenta traz em inglês no alto da página principal do site: um serviço gratuito ao alcance de qualquer internauta que queira publicar alguma coisa que caiba em até 140 caracteres.

Quase três anos depois, ainda bem que não é todo mundo que usa essa rede social apenas para responder a inquietante (ts ts) questão proposta por um dos fundadores do Twitter, o americano Jack Dorsey. Boa parte dos internautas usa o restrito espaço para muito mais do que falar de sua vida. No ano passado, nas eleições presidenciais norte-americanas, as assessorias de Obama e McCain fizeram uso da ferramenta para divulgar as campanhas. Durante um terremoto em Los Angeles, na Califórnia, o Twitter foi usado pelo Corpo de Bombeiros dos Estados Unidos para se comunicar com a população. Rapidamente, usuários também começaram a postar suas experiências durante o tremor. No Irã, virou aliado no combate à censura e à repressão política, já que manifestantes estão usando a ferramenta para dar informações sobre os protestos nas ruas de Teerã. Um dos posts dizia o seguinte: “meu amigo está dizendo que mais de cem estudantes foram presos. Eles nos atacaram sem motivo, perdi a conta de quanto gás lacrimogêneo jogaram em nós!”.

Veículos de comunicação de várias partes do mundo não ficaram de fora e divulgam as principais matérias do momento. Este mês, o Exército dos Estados Unidos liberou o uso do Twitter aos soldados – embora a proibição a sites como MySpace e Youtube continue. Por aqui, até a Secretaria de Imprensa do Planalto planeja, para ainda este ano, a criação de um blog, um canal no Yotube e, claro, uma conta no Twitter, com a idéia do governo servir de fonte de informação direta para a população, sem mediação e edição dos veículos.

No setor de publicidade, tem sido usado por empresas para a divulgação de suas marcas através de atualizações constantes que linkam o internauta a uma página onde é possível encontrar mais informações sobre o produto. Para se ter uma idéia, a maior empresa distribuidora de computadores dos Estados Unidos viu no Twitter uma nova maneira de se relacionar com seus clientes divulgando promoções exclusivas para quem segue a página da empresa. Outras opções são a divulgação de eventos e de microtextos publicitários. E por aí vai...

Tudo isso fez com que o Twitter virasse uma febre se popularizando muito rapidamente a ponto de surpreender até mesmo seus criadores. O contraditório, ao meu ver, é que pesquisas apontam que dos internautas que criam contas no serviço, mais de 40% não postam uma única mensagem sequer, abandonando a conta rapidamente. Foi o que eu pensei em fazer quando acessei “esse negócio” pela primeira vez. Não sei se foi azar, ou a Lei de Murphy, mas o fato é que a primeira vez que vi a página de um amigo me deparei com a seguinte mensagem: “Acabei de comer uma carambola”. Embaixo havia: “O azedinho da carambola me intriga”, e descendo o olho mais um pouco na postagem de um outro usuário li: “Realmente, só sei que nada sei”, e ainda, “Falta pouco para 18h”. Mesmo depois dessa péssima primeira impressão fui teimosa, continuei descendo o olho e passei a achar coisas interessantes... e a seguir pessoas interessantes.

E você, o que acha?

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu vejo o Twitter como uma boa ferramenta de notícias atuais em primeira mão.
Porém, devemos tomar muito cuidado com a veracidade das mesmas.
O ideal é postar também o link de um site confiável junto.
O grande problema do Twitter é que a maioria de seus usuários não sabe utilizá-lo.
Ele possui outras funções “escondidas” (esse é o problema), que ajudam muito.
Um usuário com poucas noções de informática, fica meio perdido.

Devemos seguir pessoas ou empresas que tenha algo em comum com nossos assuntos, interesses, gostos pessoais e profissionais.
Seguir qualquer um que não tem nada pra dizer é um erro grave e com certeza só vai aparecer coisas ridículas e idiotas.

Antigamente todos achavam que Blog, MSN, Redes Sociais eram coisas inúteis.
Só o tempo pra mostrar. O que for bom fica e o que for ruim se acaba.
Eu utilizo muito o Twiiter e estou gostando. Já precisei tirar muitas dúvidas e as informações vieram na hora.
Ou seja, resolvem meus problemas de forma rápida.

Unknown disse...

Concordo com você, Rodrigo. Penso que, se não se tem nada importante para falar, é melhor que não fale nada.
Também me deparei, no início, com frases que mais seriam de MSN ou Orkut, que de Twitter, mas comecei a filtrar as pessoas que eu seguiria, para receber conteúdos úteis.
É uma boa ferramenta, mas pra quem realmente tem algo interessante a dizer, ficar lendo o que alguém comeu no almoço não é nada legal. rs. Adorei o post. Beijos.

Medeiros disse...

Bom eu achei o twitter mais por acaso fiz meu cadastro a 1 ano e meio atraz, mas acanei não usando muito, agora este ano estou de volta. Sempre sigo pessoas que me intereça como por ex: designers, agências e contatos no exterior e eu nunca coloco pessoas que não conheço. Muita gente se preocupa com "Follwers_me" mas para mim se eu tiver apenas 10 pessoas já está de bom tamanho desde que o conteúdo ali passado todos os dias seja bem útil no meu dia a dia.

E é claro sempre que estou de mal humor reclamo lá mesmo pq aquele é o meu espaço :P

Blogger disse...

Eu tenho mas não uso, mas acredito que as pessoas que usam tem de alguma forma necessidade compartilhar oque estão sentindo ou fazendo.

Cefas disse...

Excelente ferramenta de comunicação empresarial, além de facilitar ainda mais a interatividade com os amigos a partir do celular, quase face a face.

Excelenter também para ficar atualizado pelo celular - basta acessar o twitter da Folha, Isto É, Veja ou G1, ou de algum outro veículo de sua preferência.

Apesar de muitos dizerem o contrário, acho que o twitter veio para ficar. E revolucionar, se ainda isso é possível hoje na blogosfera...

Inovate Propaganda disse...

Rodrigo: De fato, as notícias são pontos positivos para ficarmos sempre atualizados. Mas você citou as "funções escondidas"... quais são?

Paty: Eu achava a mesma coisa nas primeiras vezes que entrei no Twitter: "se não tem nada importante para falar, é melhor que não fale nada". Porém, percebi que muitas pessoas usam a ferramenta exatamente apenas como um desabafo... e adoram isso. Eu, particularmente, não vejo muito sentido nisso.

Guilherme:Concordo com seu primeiro parágrafo, embora não tenha vontade de usar o Twitter como desabafo.

Cefas: Que bom vê-lo por aqui enriquecendo nossa discussão! Volte sempre!

Carla Nascentes

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Carla, essas funções ficam no pé da página do Twitter. Segue algumas.
# Blog
# Status
# Apps
# API
# Search
# Jobs
# Terms
# Privacy

A opção de busca "Search" é muito interessante. É como se fosse um Google porém as informações vem em forma de posts do Twitter.
No caso de perfil empresarial você pode monitorar o que as pessoas acham da empresa, ou seja, o que estão falando dela.
Outra função é seguir postais e sites de notícias e ser informado em tempo real, com isso você pode aposentar o seu RSS.
Outra aplicação é fazer perguntas e ser informado na hora. Outro dia perguntei onde encontraria todas as músicas dos Beatles em MP3 para download. Recebi em pouco tempo várias respostas, links de sites, dicas e opniões de forma muito mais prática do que o Google.
Abraços