domingo, 21 de setembro de 2008

As novas Metrópoles

Hoje é muito comum ouvirmos que a globalização tem derrubado fronteiras e aproximado os continentes, é cada vez mais real o crescimento de empresas com atuação mundial. O acesso à informação e a facilidade de distribuição tem rapidamente ditado o crescimento de novos mercados e dando-nos essa noção de que o mundo tem encolhido.

Um fenômeno muito interessante que tenho notado é o fortalecimento da geografia dos mercados de nicho. Quando uma empresa pretende encontrar seus clientes potenciais acaba percebendo que a localização geográfica desses clientes passa a ser irrelevante, e esses clientes que possuem afinidades ou preferências se entendem cada vez mais como uma tribo, um grupo, um nicho. Hoje temos verdadeiras metrópoles comportamentais. Se você parar pra pensar e imaginar o número de pessoas que gostam de JAZZ ao redor do mundo, com certeza verá uma metrópole; bem diferente do conceito de que o JAZZ não é um estilo comercial. Hoje é. Pensar em conceitos como calda longa e marketing viral, ilustram de maneira brilhante os novos tempos, hoje a verdadeira pátria é conceitual.

As marcas que hoje se esforçam pra estar cada vez mais próximas dos seus clientes precisam enxergar essa nova realidade onde uma bandeira ou um produto podem colocar lado a lado pessoas dos quatro cantos do mundo. A verdadeira pangéia.

Sites como youtube, my space entre outros são exemplos vivos disso. Os tempos difíceis enfrentados pela economia americana mostram o fim de um ciclo e o nascimento dessa nova ordem mundial onde a descentralização e a pulverização do mercado exigem uma visão mais ampla e respeitadora da individualidade de cada consumidor.

Veremos as cenas dos próximos capítulos...

Ricardo Fonseca

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